Buenas!!! Nada melhor neste começo de outuno que uma receitinha tipicamente da nossa terrinha gaúcha. Essa vai com um bom vinho tinto (homenagem ao meu sogro):
Arroz de carreteiro com linguiça
Ingredientes:
500 gramas de linguiça tropeira, daquelas largas
2 xícaras de arroz
1 cebola
1 cabeça de alho
1/2 pimentão verde
1 colher de óleo
100 gramas de queijo mussarela ou parmesão ralado
3 xícaras de água fervente
Modo de preparo:
Primeiro, pique a cebola, o pimentão e o alho da maneira que preferes. Tanto em pedaços pequenos como grandes, o prato fica uma delícia.
Dica: para quem não quer picar nada, compre o alho picado pronto, no mercado. Já há este produto e não alterará o prato.
Pique ou corte em rodelas a linguiça.
Dica: no mercado público, aqui em Porto Alegre (e acredito que em qualquer outra cidade), há uma variedade de linguiças. Há a recheada com queijo e a com pimenta. Muito gostoso adicionar o próprio gosto e preferência à receita. Assim, a dica, aqui, é comprar a linguiça que mais gosta.
Após esta etapa, pegue uma panela de 4 litros e coloque o óleo para esquentar. Após 02 minutos de fogo, coloque o alho e a cebola para fritar em fogo médio, durante 04 - 05 minutos.
Adicione a linguiça à cebola e ao alho, fritando durante 07 minutos.
Adicione as duas xícaras de arroz de sua preferência, misturando ao resto durante 03-04 minutos.
Adicione três xícaras de água fervente e deixe durante 20 minutos ou até o arroz cozinhar (fique de olho para não queimar).
Após estar pronto, adicione o queijo ralado por cima do arroz e deixe tampada a panela por mais ou menos dois minutos, para derreter. Ficará uma delícia!!!
Dicas:
1. Como a linguiça já é salgada, eu não adicionaria sal. Porém, para os fãs de sal ou pimenta, dou a dica de experimentar o prato após 05 minutos de a água fervente ser adicionada ao prato.
2. Sirva com um bom vinho tinto.
3. Pode ser servido também com um punhado de tempero verde por cima, mas não é a preferência majoritária, apesar de ficar gostoso.
Beijos, se deliciem e comam de joelhos!!!